sábado, 27 de agosto de 2011

Matilha

Abelhas = enxame, cortiço, colméia
Cavalos = manadas, tropa
Formiga = cordão, correição, formigueiro.
Lobos = alcatéia, caterva

Relaxa. Não estão loucos. Aqui o assunto é cachorro mesmo.
Que são substantivos coletivos nós já sabemos.

Confesso que alguns eu nunca tinha ouvido.

Cães = ádua, cainçalha, canzoada, chusma, e, por fim, MATILHA...


Hoje falaremos sobre o maravilhoso conceito de matilha ou chusma, como prefirirem.

A grande maioria das pessoas, não entende, de fato, que o conceito de matilha é para os cães algo tão natural como comer e beber água.
Os cães são classificados como carnívoros sociais que vivem em matilha, chusma, cainçalha, entre outros.





Independente se forem dez cães de caça e seu dono ou somente você e seu cão, para ele está formada a matilha.







Na matilha cada cão tem sua função, nenhum é melhor que outro, porém, existe um que é mais respeitado que os demais, este é o Líder ou Alfa, como alguns preferem. Podemos fazer analogia a degraus de uma escada. O Líder está no mais alto, o número dois ou Beta, está no segundo mais alto, e assim subsequentemente, até chegar ao último que também tem funções. As responsabilidades estão de acordo com nível que o cão se encontra, ou seja, o Líder tem responsabilidades, digamos, mais estressantes que o demais.

O Líder é o cão “chefe”, ele é o cão mais preparado para direcionar os demais a água, comida, descanso, abrigo. O Líder nasce Líder, ele tem um “q” diferente dos demais, tem um sentido mais aguçado, geralmente é o mais forte, mas não é regra.
Houve um furacão nos EUA que que acabou com várias casas e alguns cães sobreviveram, Rottweilers, Pastores e o que direcionava todos eles, o que liderava a matilha era um Beagle, portanto, não necessariamente tem de ser o mais forte e sim o mais apto.
Os cães não aprendem a serem líderes de matilha, eles nascem líderes de matilha, diferente de nós que aprendemos a liderar, estudamos, pensamos, sentimos e conseguimos liderar depois de aprender a melhor maneira. Eles não! Ou ele é Líder ou é seguidor. E assim como nós, pouquíssimos cães são líderes, a grande maioria é seguidor por natureza, algo que eles são incapazes de mudar, e que é ótimo para eles, pois eles não tem as obrigações que o Líder possui.

Assim como os alunos não tem as obrigações que os professores devem ter.
Os religiosos não tem as obrigações que os Dirigentes devem ter. 
Quanto maior seu cargo, maior suas responsabilidades. Inclusive no mundo Canino.





Para os cães, uma matilha deve obrigatoriamente ter um Líder, se o Líder morre, por exemplo, o número 2 assume o posto de Líder, até o momento que aparecer um outro cão mais preparado e "toma" este posto, deixando os demais mais confortados, pois, provavelmente este também tenha todos os atributos do primeiro que havia morrido.


Onde ocorre alguns problemas? Seu cãozinho nasceu Seguidor, mas na sua casa ninguém toma o papel de Líder CANINO equilibrado, o que ele faz??? Assume a obrigação de ser o Líder. Na mente dele, alguém tem que ser líder, como ninguém é. Ele será! E isso gera uma grandessíssima frustração, porque ele não é Líder, ele foi obrigado a ser Líder.

Existem diversas formas de reforçar a liderança sobre seu cãozinho. A meu ver, a melhor delas está no passeio, onde você consegue suprir as necessidades físicas, psicológicas, disciplinar e reforçar a liderança, além, é claro, dos diversos esportes que podemos praticar com nossos cães que também proporcionam estes benefícios.





Devemos sempre nos lembrar que, por muitas vezes, fazemos as coisas pensando no nosso prazer, o que quer dizer que nem sempre nosso cão estará sendo feliz com isso.

Portanto, faça que nem ele. Pense em Matilha, Família, Grupo, pense no bem de todos, inclusive no bem dele.
Nem sempre o seu bem é o bem dele. Análise. Observe se realmente ele é um cão feliz, saudável, ou se ele simplesmente está sendo encarado de maneira errada, prejudicial, e que você poderá mudar e fazer um novo fim. Trate-o como cão, ele prefere dessa maneira, assim como você prefere ser tratado como humano. Não tenha preconceito, ele adora ser cão.





Faça-o FELIZ. Ele retribuirá em DOBRO!!!





sábado, 20 de agosto de 2011

Reeducação Canina

Se você não consegue sair na rua com o seu cão porque ele te arrasta.
Se seu cão quer brigar com todos os semelhantes que encontra.
Se ele faz necessidades por toda casa.
Se ele rasga sofás.
Se ele não te respeita.
Se ele pula nas visitas.
Se ele quer morder todo mundo.

Ou tudo isso junto.


















Ele(a) precisa ser reeducado(a), mas você deve ser treinado(a) para poder manter o equilíbrio.


Muitos donos de cães “problemáticos” acreditam que podem “solucionar” tais problemas de  seus cães com o Adestramento. Essa idéia já prejudicou muitos cães e muitos donos.
O Adestramento convencional é um excelente trabalho, porém, ele não foi criado com a finalidade de trazer equilíbrio psicológico ao cão. Em muitos casos, ele acaba piorando, ou melhor, o treinador acaba piorando o seu cão.
Antes você tinha um cão agitado, hoje você tem um cão medroso e inseguro. O que é melhor, o antigo ou o atual problema? Nem um, nem outro. Claro!
Tenho alguns clientes que me pedem para pegar firme no Adestramento, pois seu cão ainda não está como ele quer. Porém, eles ficam com o cão durante 10 minutos do dia, o resto do tempo o animal fica sozinho em um quintal ou até mesmo dentro de casa. Saem para passear duas vezes ao mês e não me acompanham quando estou reeducando.

Lembre-se: Seu cão não é uma máquina que você programa uma vez e pronto. Se der problema chama o técnico que ele resolve!!!

O meu trabalho se baseia em ajudar seu cão a encontrar o equilíbrio e te ajudar a manter este estado equilibrado para sempre. Para isso eu preciso MUITO da colaboração do dono. Se o dono acredita que é só levar seu Cão-Máquina na autorizada e buscar depois de 30 dias úteis e ele vai ter um cão feliz, equilibrado e que respeita os limites de casa, infelizmente ele está muito enganado. Isso não existe. Você pode ter um cão extremamente treinado, mas antes ele tem que ser feliz fazendo o que lhe é pedido. É o mínimo que você pode fazer por ele.



A Reeducação serve para trazer o equilíbrio entre você e seu cão. Sem equilíbrio não se tem uma vida harmoniosa. Antes do Adestramento deve existir harmonia entre cão e dono ou cão e treinador.
Como escrevi acima, não adianta nada obrigar seu cachorro a obedecer por medo, com o rabo entre as pernas. Esse tipo de adestramento não trará bons frutos, tenha certeza.

Portanto, é melhor ter um cão equilibrado, feliz e que te respeite como líder seguro e calmo do que um robô que só acata suas ordens, mas não te respeita.
O Adestramento é uma arte sem contra indicação, mas deve ser feito por alguém que se preocupe com a saúde mental do seu cãozinho em primeiro lugar.






Nunca é tarde para aprender.

Abraços.