terça-feira, 5 de julho de 2011

PIT BULL

Muitas pessoas, infelizmente, ainda acreditam que o Pit Bull seja uma raça canina agressiva.
Vamos falar um pouco sobre essa MARAVILHOSA raça, para aumentar o amor de quem gosta e acabar com a raiva de quem não gosta.
Os Pit Bull foram desenvolvidos há muitos anos com o intuito de serem cães fortes e ágeis para combaterem TOUROS (não humanos), na Inglaterra no séc. XIX.
Eles usavam os antigos Bull Dog’s pela sua perseverança, mas, eles eram muito lentos, portanto, cruzaram alguns Bulldog’s com alguns Terrier’s hoje extintos, para obter mais velocidade aliado a perseverança, foi ai que surgiu e começou a ser aperfeiçoada a raça American Pit Bull Terrier.
Esse terrível “esporte” antes de se tornar esporte era usado pelos açougueiros que acreditavam que quando o boi era morto por cães sua carne ficava mais macia.
Um belo dia a Rainha da Inglaterra viu, gostou e começou a participar. Ai pronto! Cada vez mais foi desenvolvido esse “esporte” e aperfeiçoado para alegria dos nobres e tristeza dos cães que eram obrigados a lutarem até a morte. Diz à lenda que certa vez um criador foi com sua cadela e a ninhada toda em uma disputa e quando a fêmea pegou um boi o criador a amputou as duas patas traseiras e ela continuou mordendo, o que rendeu uma fortuna na venda da ninhada na mesma hora.


Graças a Deus essa crueldade foi proibida, mas mesmo assim, até hoje os Pit's e outros cães fortes e destemidos são usados para lutar entre si nas famosas e ocultas Rinhas.
Os Pit Bull's são ótimos cães para os humanos. Eles têm muito afeto pela família, se dão bem com desconhecidos e são aptos a prática de vários esportes, entre eles temos o Pit Gameness, Frisbbe, Agility, Schutzhund, entre outros. O esporte é muito indicado para qualquer cão, principalmente os fortes que tem bastante energia. O esporte tem o poder de canalizar a energia e transformá-la em benfeitorias, isso é importantíssimo quando se tem uma raça de cão que seja extremamente mais forte que nós. É a mesma coisa que colocar uma criança muita ativa para praticar Boxe, por exemplo, a energia dela vai ser canalizada, ela vai começar a ter mais disciplina e, sem dúvida, vai melhorar o convívio com as demais pessoas.
Esses cães não tendem a ser agressivos com as pessoas e, geralmente, não são indicados como cães de guarda, justamente por não terem a agressividade voltada para os humanos, eles foram desenvolvidos para lutar contra outros animais, mas mesmo assim, alguns criadores jamais estimulam essa agressividade.
 Cabe ao dono a RESPONSABILIDADE de uma boa socialização, tanto para os Pit’s como para qualquer outro cão, seja de raça ou SRD. 
O Pit não está entre as raças mais agressivas, inclusive, a raça mais agressiva é o Dachshund (Cofap, salsicha), por incrível que pareça, é o cão que mais morde os outros. Mas também é por irresponsabilidade do dono e não culpa do cão, muito menos da raça.
Lembre-se: Antes da Raça, temos um Cão, antes do Cão temos um Animal. Um cachorro deve ser visto dessa maneira:
1º Animal - 2º Cão (Canis Familiaris) - 3º Pit Bull (Raça) - 4º Rex (Nome). Nunca comece a ver um cão pelo nome, muito menos pela raça, lembre-se que ele é um animal em primeiro lugar, e merece muito respeito.
Qualquer cachorro pode se tornar agressivo, desde que não sejam supridas suas necessidades. Portanto, se você não tem tempo para passear, não tem responsabilidade para impor algumas regras, não tem vontade de aprender a lidar com um cão e não com o Rex, um cão esportista por natureza e forte não é a uma opção sadia para você, é o mesmo que arrumar briga com o Anderson Silva, é melhor optar por um pequeno, mas saiba que, provavelmente ele também terá problemas, mas o estrago será proporcional ao tamanho.




Responsabilidade é a primeira palavra que temos que nos lembrar antes de pensar em ter um cão.
Abraço a todos!

Nenhum comentário: