quinta-feira, 9 de junho de 2011

continuação... Reabilitação

A Reabilitação também é um trabalho que exige muito conhecimento e dedicação por parte do profissional e do dono.
Reabilitar significa ajudar à reiserção social - Reparar, renovar. Ou seja, é fazer com que o cão volte a viver uma vida equilibrada, natural, harmoniosa. Em muitos casos é fazer com o cão volte as origens.
Todo ser vivo busca o equilíbrio, seja ele Cão, Homem, Macaco, até plantas buscam o equilíbrio, muitas delas vão em busca dos raios de sol para se beneficiar de algo natural e vital.
O ser humano muitas vezes acaba, sem perceber, claro, causando danos difíceis de reparar em seus cães que tanto amam. Isso ocorre por falta de conhecimento, falta de tempo ou várias outras faltas, mas além do cão se prejudicar o homem também é punido por isso. Ter um cão agressivo, ansioso, medroso ou dominate não é algo bom para ninguém, inclusive para o próprio cão.
A reabilitação serve para ajudar o cachorro e o homem a viverem uma vida normal e saudável juntos. O Adestramento em sí, a grande maioria das vezes, não consegue trazer esses benefícios. Reabilitar é mais profundo que Adestrar, não que seja mais difícil ou mais fácil, mas é diferente.
Para adestrar é preciso que já exista uma relação balanceada entre Homem e Cão, quando isso não existe, o melhor a fazer é reabilitar o cão, ensinar o dono e somente depois que surtirem os efeitos da reabilitação o cão deve ser adestrado.
Atualmente não viver uma relação harmoniosa é mais normal que viver, por isso, não deve existir vergonha por parte do dono, e sim vontade de voltar ao equilíbrio. Isso trará benefícios impagáveis.
Obs.: Conte sempre com a ajuda de um profissional de sua confiança.

continua...

Nenhum comentário: