terça-feira, 14 de junho de 2011

Continuação. - VISITA COMPORTAMENTAL

Olá pessoal.
Hoje terminaremos a saga com o terceiro post relacionado a categoria de trabalhos com cães.
Vários amigos e clientes me apareceram com essa dúvida:
Renan eu vejo em alguns lugares os termo Adestramento, Reabilitação e Visita Comportamental. O que é, de fato, cada uma dessas modalidades?
No meu trabalho eu descrevo cada um deles dessa forma que vocês estão vendo e terminarão de ver hoje. Pode ser que vejam outros profissionais dizendo que Adestrar é a chave de tudo. Eu discordo, já vivi muitos casos de cães que foram adestrados e continuam tendo problemas comportamentais. Pra que serve ter um cão que senta quando você pede, mas tem medo de tudo que está ao seu redor? Mas cada um tem seu ponto de vista de acordo com suas experiências. Portanto, tudo que escrevi e que escreverei é baseado em anos de trabalho, estudo e vivência com esses maravilhosos companheiros.
E uma das razões que escolhi me especializar é para poder fazer os DONOS viverem uma vida prazeroza (para ambos) com seus cães. Amar é ser feliz e proporcionar felicidade ao outro.


Enfim, vamos lá. Já falamos de Adestramento e de Reabilitação.


Agora é a vez da Visita Comportamental.

A Visita Comportamental é quando um profissional vai a sua casa tentar resolver o "problema" do seu cão.
Nem sempre o "problema" do cão é resolvido dentro de casa, a grande maioria das vezes o problema é resolvido fora de casa com um trabalho de calma e algumas sessões, o que passa a ser a Reabilitação. A Visita Comportamental dita o que o cão precisa. Ele pode precisar de liderança por parte dos donos, pode precisar de exercícios com mais frequencia, pode precisar de regras, ou também de tudo isso junto.
Talvez o xixi por toda a casa é só pra te mostrar que é ele que manda ou que ele, simplesmente, não sabe onde deve fazer suas necessidades. E é ai que o profissinal deve notar se somente a Visita Comportamental serve ou se seu cãozinho precisa fazer uma Reabilitação, que, neste caso, nada mais é do que Reconstituir a liderança por parte dos donos. As vezes as pessoas pensam que reabilitar só serve para um meliante que coloca a vida de todo mundo em risco. Não é isso! Reabilitar é reconstituir! Pode ser a auto-estima de um cão medroso, que não tem confiança em sí, por exemplo. Que era o caso da minha cachorrinha SRD, Kiara.
A Visita Comportamental pode ser única e resolver o problema ou pode ser seguida de uma reabilitação.
Depende, de fato, do que o seu cão precisa para mudar um comportamento indesejado.

O que interessa é a sua felicidade e a felicidade do seu cão.

Se ele precisa de Adestramento, de Reabilitação ou de uma Visita Comportamental, isso é o de menos. O mais precioso e decisivo é que o dono sentiu que seu cãozinho precisa de ajuda de um profissional . A grande maioria das vezes é o dono que precisa de instruções, por isso que a interação com o dono é de extrema importância. Nenhum cliente meu queria que seu cão tivesse "problemas", porém, precisaram de instruções para resolver essas questões sem problemas maiores futuros.

Lembre-se.
O que importa é a felicidade mútua!
É para isso que trabalhamos e estudamos o máximo possível.

Boa sorte e tudo de bom para você, sua família e seu cão.

Nenhum comentário: